quarta-feira, 15 de junho de 2011

Salada de Ovas e Mozzarella (Trilogia 32)

Quando o Luís chegou e sugeriu vísceras, o filme que passou pela minha cabeça era: mioleiras, corações, moelas, fígados  e rins...
Com a cabeça mais fria alguém me ajudou a pensar nas ovas de peixe como vísceras também, elas próprias.
Apesar do pouco tempo para, acho que o Amândio e eu vamos dar bem conta do recado...


Escolhi ovas de bacalhau que deixei descongelar, temperei com umas pedrinhas de sal e depois cozi, mergulhando-as  em água fria,
Escorri-as e passei-as por água corrente.
Cortei-as em rodelas largas.


Entretanto, cobri o fundo de um prato com um coração de alface, cortado às tirinhas e meios gomos de tomate.


Reguei com 2 colheres de sopa de molho: 
bati, até conseguir uma emulsão,  meia chávena de azeite com 2 colheres de sopa de vinagre, 1 colher de chá de mostarda, 1 colher de chá de molho inglês,1 colher de sopa de salsa picada e umas pedrinhas de sal.
Também cozi uma batata que cortei em cubinhos e uma cenoura que cortei em rodelas depois de arrefecer.
A batata e a cenoura constituíram a segunda camada da salada, também regada com 2 colheres de sopa de molho (sim, esqueci da foto).
Finalmente, coloquei as rodelas de ovas de bacalhau, bolinhas de mozzarella fresco e azeitonas verdes recheadas com pimento vermelho.
Temperei com o molho restante.


Havia quem preferisse uma boa de uma cabidela de galinha,  mas ainda não foi desta...
  


3 comentários:

  1. Uma boa sugestão com uma combinação de ingredientes que eu nunca me teria lembrado. Ficou com óptimo aspecto.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Bela salada de ovas, mesmo boa para os calores que aí estão!
    O mozzarella enfeita bem apesar de ser dos meus queijos menos preferidos assim cru. De facto, quando vi o boneco até pensei em ovinhos de codorniz...

    ResponderEliminar
  3. Embora tardiamente, devo dizer que as dicas para cozer as ovas se me afiguram importantes para que cozam como deve ser. E a salada, está naturalmente, excelente.
    E a próxima vem a caminho :)

    beijinho

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.