terça-feira, 13 de maio de 2008

Creme de Favas

Em tempos que já lá vão, eu era uma menina que odiava favas...
excepto quando a minha mãe fazia esta bela sopinha!

Numa panela, coloquei 1 fio de azeite, 3 dentes de alho esmagados e 2 cebolas novas e grandes às rodelas.

Deixei a cebola amolecer e juntei favas descascadas e peladas.

Juntei 4 copos de água e deixei cozer.

Passei com a varinha mágica e voltei a levar ao lume.

Juntei 1 molho de coentros picados e 100 g de cuscus e deixei sobre o lume 5 minutos, mexendo bem.

Mesmo seguindo a receita da minha mãe, nunca me sabe tão bem como a dela...

22 comentários:

  1. Que sopinha de favas deliciosa é uma óptima sugestão.,bjs

    ResponderEliminar
  2. Sabe sempre bem uma receitinha com sabor nostálgico.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Amor da minha vida, coisa mai boa: atua sopinha não leva camarão mas leva favas que eu também não gosto!
    Desculpa (estou envergonhada...) lol

    ResponderEliminar
  4. Que bela sopinha saiu desta cozinha. Adoro favas, mas quase nunca utilizo em sopas. Receita anotadíssima!


    bjs

    ResponderEliminar
  5. Amiga tenho um premio para ti,espero que gostes,beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Uma das grandes sopas!
    Nunca me ocorreu texturá-la com couscous ou fosse com o que fosse mas é hipótese a considerar. Costumo comê-la lisa e aveludada com uns crôutons caseiros.

    Quanto às "mãozinhas", não estávamos realmente a falar do mesmo. Para mim isso é "mão" e mãozinhas são aqueles chispezinhos, iac!
    Claro que, de mão gosto muito, aliás mais do que perna que não tem aquela magnífica carne da omoplata.

    Luís Pontes

    ResponderEliminar
  7. Acho que o não gostar de favas faz parte da infancia de muitos nós.

    Gostei da sopinha.

    Bj

    ResponderEliminar
  8. Adoro, adoro favas! São a minha perdição mas costumo comê-las apenas estufadas com a carne e chouriço em sopa nunca comi nem tinha visto. Receita anotada!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Bem amiga como eu te compreêndo!!!Podemos fazer igualzinho da mãe mas o sabor não está lá.Mas como eu não comi a da tua mãe vou fazer esta.Deve ser mesmo uma delicia....beijinhos doces

    ResponderEliminar
  10. eu sempre gostei de favas, mas em contrapartida a minha filha nem lhes toca... lol
    mas se fizer uma sopa/puré de favas ela come sem reclamar, pois nem sabe o que está a comer... rsrsrs
    gostei muito desta tua sopa e com o toque dos coentros deve ficar fantástica!

    ResponderEliminar
  11. A sopa da mãe é a sopa da mãe e por muito que a gente se esforce, há coisas que só mesmo elas...
    Olha, mas eu acho que vou achar a tua maravilhosa! E com o frio que estou, ia que era um consolo minha Lindona! Adoro favas...
    Beijoquinha grandalhufa

    ResponderEliminar
  12. Também com uma sopinha dessa, não teria nem como rejeitar as favas, deliciosa!
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Adoro favas....reconfortante sua sopinha.
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  14. Sopinha de favas com gostinho de coentros é uma maravilha
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Será que com esta sopinha faço minha filha gostar de favas?
    Tenho que experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Que bela sopinha de favas, uma óptima sugestão , agora que estamos no tmepo delas..eu gosto muito de favas..mas cá em casa sou a única, com muita pena minha..

    ResponderEliminar
  17. Ai Anna que bem me sabia um pratinho dessa bela sopinha agora, que só comi uma sandocha á pouco tempo....está divinal!!!tens razão
    Sopa da Mãe é sem duvida outra coisa,mas a tua tb está apetecivel...

    bjinhos!

    ResponderEliminar
  18. Minha linda mas que maravilha a tua sopinha adorei como tudo o que tu fazes um bjo.Natércia... Passa lá no meu tacho tens mais um mimo.

    ResponderEliminar
  19. Que sopinha..eu gosto muito de favas, mas a minha mãe faz uma sopa de favas que eu detesto, esta é muito diferente..será que vou gostar??

    ResponderEliminar
  20. Se vão gostar ou não, não consigo adivinhar. Só vos conto que sempre adorei esta sopa, mesmo quando não gostava de favas (ainda embirro um bocadito com aquelas que se fazem com entrecosto e enchidos...)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Gostei imenso de ler esta receita, este fim de semana vou experimenta-la de certeza. Ajuda-me a resolver "o que fazer?"à minha produção de favas.

    ResponderEliminar
  22. Eu sou do clube dos que sempre gostaram de favas, mesmo em criança. Aliás, eu não sou nada esquisita... ahahah Mas conheço uns quantos que detestam favas... curiosamente detestam até provar! Sim, porque acho que muita gente detesta certos alimentos sem sequer os provar! Da sopa, adoro! A minha mami também faz... :o)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.