sexta-feira, 20 de julho de 2007

Galinha corada com Molho Branco


Se encontrarem uma boa galinha do campo, não a deixem escapar...

Coze-se uma galinha, limpa de pele e gorduras, em água, sal, 1 alho francês, 1 cenoura e 3 cravinhos.
Depois de bem cozida, escorre-se da água da cozedura (que pode ser aproveitada para fazer uma boa canja ou para cozer o arroz que acompanha a galinha) e faz-se em pedaços, retirando os ossos maiores.
Dispõem-se os pedaços de galinha num tabuleiro, distribuem-se sobre eles umas nozinhas de margarina e uns 3 ou 4 dentes de alho picadinhos.
Vai ao forno a alourar durante uns 30 minutos.
Entretanto prepara-se meio litro de Béchamel com água da cozedura da galinha e leite (partes iguais), ou então usa-se 1 pacote.
Quando os pedaços da galinha estão bem lourinhos, cobrem-se com o Béchamel e vai novamente ao forno, uns 15 minutos, a gratinar.
Acompanha-se com arroz cozido no caldo da galinha e levado ao forno só para secar um pouquinho e/ou batatas fritas.

Digam lá que não tem bom aspecto!...

11 comentários:

  1. já almoçava anna
    parabéns ficou com muito bom aspecto

    bjokas grandes

    ResponderEliminar
  2. Não tem bom aspecto, tem óptiiiimo aspecto, eu também já almoçava. É uma excelente sugestão! :)
    Obrigada por me visitares e pelo simpático :) comentário!
    Bjs meus e lambidelas do Haruki!

    ResponderEliminar
  3. esse arroz deichou-me umas saudades.
    isso era comida da avózinha. mas ela deitava um ovo batido por cima do arroz antes de ir ao forno.
    experimente , fica óptimo

    ResponderEliminar
  4. ok, ok , já vi a calinada lol

    é deixou-me hehehehehe

    ResponderEliminar
  5. Bem vindo Diogo!...
    As avós tinham sempre uns «acabamentos» para as receitinhas que faziam toda a diferença!
    Obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar
  6. Delicioso anna. As galinhas são bem mais saborosas que os franguitos que compro... já não fazem frangos como dantes...lol

    era ir à copoeira e escolher o mais gordinho.
    De certa forma, nem me importo, eu detestava vê-los abater :-(

    beijos

    ResponderEliminar
  7. bem.. esta galinha corada derrubou-me.. fiquei a salivar... estou cheia de fome... querem ver que tenho que ir matar uma galinha? eh eh eh

    ResponderEliminar
  8. As minhas galinhas vêm todas do talho do sr. Fernando... lol

    ResponderEliminar
  9. Olha... mais uma coisa excelente e uma idéia fabulástica para a galinha caseira. Eu tenho a sorte de as comer todas caseirinhas e frango de aviário, só em churrasco porque são mais tenrinhos.
    Ai Aninhas, andas a tentar-me de modo a colar-me à tua porta e nunca mais sair daí... ai andas andas!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  10. E o que eu gosto de te ver por aqui, Brites...
    Até és a responsável principal deste blog existir!!!
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  11. DIVINAL... até fiquei com agua na boca! :D

    Cumprimentos,

    Portal para cozinhar
    www.portalparacozinhar.com

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.